Dia D no Acre motiva homens a fazer exame de próstata

urologia Manoel dos Santos Moura, de 48 anos, foi um dos mais de 200 homens que procuraram a unidade de saúde do Produtor Rural, em Cruzeiro do Sul (AC), nesta quinta-feira (27) para realizar o exame de próstata. Neste mês, é realizado em todo Brasil o ‘Novembro Azul’, com atividades voltadas para saúde do homem.

Além dos atendimentos de rotina médica, os homens tiveram à disposição no dia “D”, vacinação, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, além do exame de Prova do Antígeno Prostático (PSA), que identifica através do sangue alguma irregularidade na próstata e ultrassonografia da próstata. Exame que Manoel foi em busca de fazer pela primeira vez.

“Eu não tenho vergonha nenhuma, tenho mesmo é cuidado com minha saúde. Tenho uma grande preocupação, por isso procurei o posto. Ouvi que ia ter esse atendimento e aproveitei. Essa é a primeira vez que eu farei esse exame de prevenção para saber se tenho ou não alguma coisa. Espero que esteja tudo bem comigo”, diz paciente.

De acordo com o coordenador da saúde do homem em Cruzeiro do Sul, Edson Fidelis, nos últimos anos os homens têm procurado com maior frequência os serviços de saúde, quebrando o mito de que homens não dão importância para este assunto.

“Muitos homens têm nos procurado nos últimos anos, esta procura aumentou consideravelmente e os homens estão buscando todos os serviços neste dia “D”. Eles estão agendando e fazendo exames, além das consultas médicas e diversos outros atendimentos. O exame de PSA é muito mais fácil, quebrando aquele tabu que existia do homem fazer o exame de próstata e a ultrassonografia que constata qualquer alteração”, relatou o coordenador.

De acordo com ele, o exame pode ser feito a partir dos 40 anos, caso haja algum caso de câncer de próstata na família e para os outros a partir dos 50 anos.

Ueliton Bayer Brizon

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA