Morador de Jarú recebe rim doado por sua própria mãe

jacksonJackson Rodrigues, 24 anos, sofria de problemas renais há mais de três anos, realizava hemodiálise com frequência, porém, sua definitiva salvação seria uma doação.

No entanto, não se encontravam doadores compatíveis para realizar o transplante de órgão. Então, sua mãe Valdenira Rodrigues, 50 anos, fez os exames que apontaram a compatibilidade e decidiu doar um de seus rins.

A cirurgia foi realizada no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho. Segundo o diretor executivo Rodrigo Bastos, transplantes de rins bem sucedidos ocorrem no hospital há mais de três anos, embora em 2013 e 2014 o procedimento tenha acelerado. A central de Transplante conta com equipe médica 24 horas de plantão para captação do órgão em qualquer lugar do estado.

“Este é um dos serviços para os quais o governador Confúcio Moura dá prioridade”, comentou o secretário estadual de saúde, Willames Pimentel.

Lembrou que o transporte de pacientes e a pronta designação de equipe médica visa atender a todo o estado na captação de rins, sob a responsabilidade do médico urologista Alessandro Prudente.

Este é o 12º transplante renal feito no estado e o segundo entre doadores vivos, com êxito. Doadora e transplantado passam bem. A doadora já está de alta médica e o transplantado ainda está em observação.

Fonte: Em RO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA