Mudas de café clonal são distribuídas para produtores rurais de Ji-Paraná, RO

mudas cafeProdutores da agricultura familiar de Ji-Paraná (RO), cidade da Região Central, participaram no início da semana da entrega simbólica de mudas de café clonal, que representam as 100 mil mudas de serão entregues durante o mês, para os produtores do município. A ação é realizada através do programa Plante Mais, que tem como proposta a revitalização da lavoura cafeeira de Rondônia.

No município, o projeto é desenvolvido em parceria com a prefeitura e com a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A meta é que o estado de Rondônia produza cerca 4 milhões de sacas de café a mais por ano.

O prefeito da cidade, Jesualdo Pires (PSB), ressaltou o potencial que o estado tem para ampliar a produtividade em diversas culturas, além disso, segundo ele, o governo vem incentivando o setor agrícola nos últimos anos.

“É um programa importante porque há todo um planejamento que envolve desde a escolha da área, análise e correção do solo, técnica de plantio, manejo e adubação, até a colheita do café no tempo certo”, afirma.

Café Clonal

O café clonal é um a copia fiel de uma planta matriz e por isso é possível saber as características de desenvolvimento da planta na lavoura. As mudas são alteradas geneticamente, por isso o café clonal é mais resistente e tem uma alta produtividade, mas exige um cuidado maior na adubação e na poda.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário