Nível do rio Madeira baixa, mas situação ainda é preocupante

Rio MadeiraO nível do rio Madeira em Porto Velho baixou, chegando a 10,95 metros na manhã desta quarta-feira (27), segundo a Defesa Civil Municipal. Mesmo assim, a situação é preocupante em razão do risco do repiquete e à possibilidade de as usinas de Santo Antônio e Jirau abrirem as comportas.

A marca do Madeira ainda está próxima dos 14 metros. Se atingir essa cota, a prefeitura emitirá decreto de alerta e inicialmente removerá as famílias que residem em áreas de risco.

O nível do rio Abunã caiu para 16,78, o que ocasionou a redução da marca do Madeira. O perigo é que aconteça o repiquete, que é a súbita subida do volume de água, devido às chuvas que ocorrem nas regiões do Beni e Mamoré.

Outro risco para as famílias é que as usinas de Santo Antônio e Jirau podem abrir as comportas das barragens, se o nível do rio começar a subir rapidamente. Caso isso aconteça, em poucas horas o Madeira pode alagar diversas residências.

A boa notícia é que no dia 27 de janeiro de 2015 o nível do Madeira em Porto Velho estava em 15,29, e o do Abunã em 21,12.

A Defesa Civil Municipal se mantém alerta para o caso de o volume do Madeira começar novamente a subir. Quando o rio ultrapassa a marca dos 15 metros, atinge quase 3 mil pessoas em Porto Velho.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Deixe o seu comentário