Nível do Rio Madeira está 90 centímetros abaixo do normal, em RO

riomadeiraO nível do Rio Madeira, em Rondônia, está abaixo do nível médio normal em relação a esta época do ano, desde o dia 22 de outubro. A média histórica para o mês de outubro é de 520cm, e hoje ele está com 412cm, 108cm abaixo da média. O índice ainda não descarta a hipótese de uma nova cheia, segundo o engenheiro da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) Franco Turco Buffon, pois o fenômeno depende da quantidade de chuvas na bacia dos rios Mamoré, Beni e Guaporé. Em 28 de outubro do ano passado, o Rio Madeira marcou 798 centímetros.

Segundo o engenheiro, estes níveis baixos são devidos à menor quantidade e intensidade de chuvas para esta época do ano nas bacias dos rio bolivianos Mamoré e Beni, principais rios responsáveis pelo aumento do volume de água do Madeira. Outras bacias que influenciam o rio são os rios Madre de Dios, no Peru, e o Guaporé, no Brasil.

Mesmo com os índices, a possibilidade de uma nova cheia não pode ser descartada, pois de acordo com Buffon, se as chuvas se repetirem na mesma intensidade de 2013, o rio pode voltar a encher. “Isso depende do clima. Mas pelo menos dá um pouco de tranquilidade, pois se começam as chuvas intensas, pelo menos ele está abaixo da média”, pondera.

Em 26 de outubro, o Madeira permaneceu mais de 50 centímetros abaixo da média da série histórica e mais de 3 metros abaixo do nível de 2013, para o mesmo dia do ano, de acordo com dados da CPRM. Em julho, o Madeira voltou a subir por três dias devido um fenômeno conhecido como repiquete, quando o nível do rio sobre repentinamente.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA