Novos casos de HIV aumentam mais de 80% em um ano na cidade de Jaru, RO

testehivO número de novos casos de pessoas portadoras do vírus HIV em Jaru (RO), a 290 quilômetros de Porto Velho, aumentou 83% entre dezembro de 2016 à dezembro de 2017, segundo dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município.

Conforme a pasta, de janeiro a dezembro deste ano foram registrados 37 novos casos, enquanto que no mesmo período de 2016, foram menos de 20 casos. Atualmente existem 359 casos de pessoas portadoras do vírus em tratamento.

gravidaA coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Irineia Martins de Medeiros, relata que dos 37 novos casos no município, três foram diagnosticados em gestantes, que realizam o tratamento e acompanhamento adequado para possibilitar que a criança não contraia o vírus.

“Caso os testes rápidos sejam positivos para o HIV, as unidades básicas de saúde encaminham os pacientes para vigilância epidemiológica, que solicita os devidos exames que são enviados para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia) em Porto Velho. Diante da confirmação destes resultados, os pacientes são enviados para o SAE (Serviço de Assistência Especializada) em Ji-Paraná, onde recebem toda a medicação”, explica Irineia sobre procedimento.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Jaru, a maior parte dos infectados está na faixa dos 20 aos 35 anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde do município alerta sobre a importância do diagnóstico realizado de forma precoce para que se dê o início do tratamento, e possibilite uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Os moradores podem realizar os testes rápidos para diagnosticar o vírus do HIV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Caso a população tenha alguma dúvida a respeito da doença, pode procurar a sede da vigilância epidemiológica, que está localizada na Avenida Rio Branco, 1341, centro.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário