O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Guarda Noturno

PORTO VELHO – BOM DIA 19 DE OUTUBRO! COMEMORA-SE: Dia do Profissional de Informática. Dia do Guarda Noturno. Dia do Profissional da Inovação. CAtólicos lembram São João da Cruz, São João de Brébeuf e São Isaac Jogues.

FOTO DO DIA: Década de 1970, rodovia BR-425, ligação de Guajará-Mirim  a Abunã. Inverno pesado e estrada inteiramente transformada em lamaçais que não só atolavam os veículos mas, também, os prendiam na lama viscosa. Muita gente descia dos veículos e seguiam a pé rumo à BR-364, também cheia de lama e atoleiros, na tentativa de conseguir uma carona num caminhão rumo a Porto Velho.

FATOS:  — 1900 — Max Planck descobre a Lei de Planck para radiação de corpo negro. 1901 — Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch. 1943 — A estreptomicina, o primeiro remédio antibiótico para tuberculose, é isolada por pesquisadores da Universidade Rutgers. 1960 — Os Estados Unidos impõem um embargo comercial quase total a Cuba. 1979 — Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. 1913 — Nasce Vinícius de Moraes, diplomata, poeta e compositor brasileiro. 1922 — Nasce Dias Gomes, teatrólogo e novelista brasileiro. 1907 — Morre  o médico brasileiro Eduardo Chapot Prévost, primeiro no mundo a fazer, com sucesso, a  separação de irmãs siamesas. E, naquela operação tornou-se ainda o primeiro cirurgião a usar luvas na cirúrgicas.  1909 — Morre César Lombroso, médico, criminalista e pesquisador espírita italiano, fundador da georia da antropologia criminal. 2016- O deputado cassado Eduardo Cunha, do PMDB, é preso pela Polícia Federal, acusado de receber propina em contratos de exploração de petróleo no exterior e de ter contas irregulares na Suíça.

Lúcio Albuquerque, jlucioalbuquerque@gmail.com

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA