Onças soltas em perímetro urbano assustam moradores de Ji-Paraná

onçaOs moradores de Ji-Paraná (RO), cidade distante cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, estão assustados com duas onças pintadas que estão soltas no perímetro urbano. As pegadas dos animais foram encontradas próximas à Linha 94. Segundo a Polícia Militar Ambiental, pelas marcas, a suspeita é que sejam um felino adulto e um filhote.

A primeira denúncia sobre a presença das onças aconteceu na sexta (1), quando um chacareiro afirmou ter visto pegadas de um felino em sua propriedade. Desde então, a polícia ambiental tenta capturar os animais, utilizando armadilhas. “A dificuldade em capturar o felino é porque sua área de percurso é muito grande, variando de 10 a 50 quilômetros. Elas já rodearam a armadilha, mas não entraram”, conta o cabo Adriano, da Polícia Ambiental.

Caso não tenham sucesso na captura com a armadilha, os agentes utilizarão uma arma de projeção de dardos com tranquilizantes, com o auxílio de um profissional veterinário. Mas, para isto, precisam da ajuda dos moradores da cidade. “A gente pede para que caso vejam o animal, nos avisem, para sabermos o perímetro em que elas estão”, pondera Adriano.

Os moradores afirmam estar atentos, mas com medo da situação. Manoel Teixeira, de 81 anos, mora próximo à Linha 94 há 20 anos, e conta que viu o rastro dos animais. “De vez em quando, eu estou de longe observando, pois ela está com o filhote, se a gente não perceber e chegar perto, ela vai nos atacar”, relata o idoso. Já Augusta Evangelista dos Santos, de 75 anos, nunca tinha ouvido falar de onça na região. “Nos vinte anos que moro aqui, eu só vi onça pela televisão”, brincou.

A Polícia Ambiental acredita que a busca por alimento deve ter atraído as onças para o perímetro urbano. “Estes animais têm grande facilidade em adaptação e por isso conseguem andar para buscar o alimento. Aqui na região tem muita criação, o que se torna alimento fácil para eles”, explica o cabo Adriano.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA