Orçamento de R$ 8,1 bilhões para Rondônia em 2019 é aprovado pela ALE-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovou nesta terça-feira (18) a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019. Ao todo, a receita estimada ficou em mais de R$ 8,1 bilhões disponíveis aos órgãos estaduais para despesas com manutenção, serviços e pessoal. Com o valor aprovado, o orçamento registrou alta de 4,3% em relação ao ano passado.

Segundo o líder do atual governo na Assembleia, Laerte Gomes (PSDB), o aumento foi necessário para que todos os compromissos de campanha do futuro governador e dos novos deputados estaduais fossem cumpridos.

“O orçamento tem um remanejamento (modificação) de 20% para que o próximo governo possa aplicar suas políticas públicas. Da mesma forma, temos emendas, de alguns parlamentares, específicas para suas regiões. Logicamente, nós temos um aumento de despesas, o que é natural, mas acredito que o próximo governador poderá fazer o seu governo e sua gestão de acordo com os compromissos feitos com a população”, acredita o deputado.

Sobre os reajustes feitos para algumas pastas, o relator da LOA 2019, Cleiton Roque (PSB), explica que algumas alterações orçamentárias compensarão mudanças sociais pela qual o Estado passa.

“O Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia) registrou aumento de seu orçamento, devido ao volume de aposentados ter aumentado. Do outro lado, houve redução no orçamento da agricultura que será recompensado com os fundos de investimento da área”, explica o deputado estadual.

Deixe o seu comentário