Pará é o estado com mais focos de queimada em 2014

quimadas-paDe acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará é o estado com o maior número de focos de queimada registrados no ano de 2014 no Brasil. Mais de 32 mil focos já foram registrdos até o início de dezembro, quase o dobro do número registrado no mesmo período de 2013. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), uma das principais causas do aumento no número de focos de incêndio é a diminuição da ocorrência de chuvas na região.

O número de chuvas registradas no mês de novembro foi a metade do esperado para o período, devido à influência do fenômeno meteorológico conhecido como El Nino, de acordo com o Sipam. O fenômeno provoca aumento na temperatura das águas do Oceano Pacífico, diminuindo a formação de nuvens.

“Muitos dias consecutivos sem chuva, umidade relativa do ar baixa para o período e temperaturas bastante elevadas, junto à ação do homem, as queimadas se propagam na região”, explica Márcio Lopes, chefe da Divisão de Meteorologia do Sipam.

O Corpo de Bombeiros do Pará registrou quase mil incêndios em florestas e vegetações da área urbana no ano de 2014. Em municípos de grande ocorrência de queimadas, como Marabá e Parauapebas, os bombeiros são chamados em média cinco vezes por dia para combater queimadas, que são registradas principalmente ao longo das margens de rodovias.

“A principal causa disso são os motoristas ou passgeiros que, após utilizarem o cigarro, jogam nas margens da estrada. Nós estamos em um período de mato seco, muito calor, isso tudo favorece o início e a propagação dos incêndios”, afirma o capitão dos bombeiros, Sherdley Novaes.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA