Pela primeira vez uma mulher vence o concurso de qualidade do café em Cacoal, RO

Poliana Perrut é do município de Novo Horizonte. Em outras edições, cafeicultoras ficaram em colocações secundárias.

Por G1 Cacoal e Zona da Mata

4º Concafé reúne cafeicultores de 30 municípios

Pela primeira vez, uma mulher ficou em 1º lugar na categoria de qualidade do café, no Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) em Cacoal (RO), na região da Zona da Mata. Poliana Perrut é do município de Novo Horizonte. Premiação foi entregue na quinta-feira (3).

A cafeicultora ganhou a nota 88,6 e apresentou um robusta achocolatado, doce e encorpado. Neste ano, o concurso contou com 306 amostras vindas de 30 municípios inscritos no Concafé.

“É trabalhoso mas vale muito a pena. Nós tivemos uma colheita muito satisfatória. A gente faz todo trabalho do homem, mas tem o dedinho de Deus abençoando os nossos frutos. Depois no pós-colheita foi um trabalho bem minucioso de grão a grão”, explica Poliana.

Já o 1º lugar na categoria sustentabilidade ficou com o tricampeão Ronaldo da Silva. Ele foi vencedor do concurso no ano passado na mesma categoria.

“Estou muito contente com meu trabalho, porque a gente vem desenvolvendo ao longo de muito tempo, e já com a terceira vez campeão de sustentabilidade a gente fica feliz”, diz Ronaldo.

Segundo o coordenador do Concafé, Janderson Dalazen, o concurso acontece praticamente o ano todo. Começa no mês de abril com a abertura das inscrições, depois acontece a classificação e a outra etapa é a análise sensorial que a partir disso sai o resultado dos campeões.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA