Pesquisa mostra que mangueiras podem ajudar na recuperação do solo

mangueirasUma pesquisa da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que foi feita no distrito de Cuiarana, em Salinópolis, no nordeste do Pará, mostrou que as mangueiras podem ajudar na recuperação do solo de áreas degradadas.

As árvores que dão o charme em várias ruas de Belém viraram símbolo e patrimônio da cidade. Mas muito mais do que embelezar a paisagem urbana, as mangueiras têm apresentado outras utilidades.

Pesquisadores da UFRA descobriram que as mangueiras podem ajudar a reabilitar o solo em áreas degradadas que antes não tinham uso algum. A pesquisa foi feita em um terreno de 26 onde antes era uma área descampada, de vegetação rasteira.

Atualmente, o pomar tem 900 mangueiras, das quais 26 estão sendo monitoradas desde 2010 pelos pesquisadores. Os estudos mostraram que os exemplares se adaptaram ao clima e ao solo da região nordeste do Pará.

Com o projeto, também foi possível identificar uma nova forma de cultivo e assim movimentar a economia. “Temos uma área degradada, vamos reabilitar ela com mangueiras. Daqui a 4, 5 anos, quando ela começar a produzir, vamos pegar esse fruto e vamos vender para a subsistência de vocês [produtores locais]”, afirma Adriano Souza, especialista em recursos hídricos.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário