Plano de revitalização da Estrada de Ferro será discutido no dia 5, em RO

revitalizaçaoA Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) deve se reunir com órgãos do governo do estado de Rondônia, da prefeitura e do governo federal, na próxima quarta-feira (5), para elaboração do Plano Emergencial de Revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O projeto deve contemplar pequenos reparos no Patrimônio Histórico, que foi danificado pela cheia histórica do Rio Madeira, no início de 2014.

“A intenção é que todas as entidades envolvidas com a estrada de ferro participem do plano, como os ex-ferroviários, o Ministério Público, historiadores e as secretarias do estado e União”, disse o presidente da Funcultural, Marcos Aurélio Nobre Junior, explicando que o projeto será executado com recursos da fundação.

A elaboração do plano está sendo realizada pela Funcultural, junto às secretarias. O objetivo é promover, ainda neste mês de novembro, a reforma da sede administrativa do complexo, que está sucateada e é um dos motivos de não haver vigilância 24 horas no local, o reparo das placas de aço dos galpões, que estão com frestas, a troca das tábuas do deck, a reforma dos bancos da praça e a arborização de toda a área.

O projeto também deve mapear a segurança do patrimônio histórico. A Secretaria Estadual de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec) instalou duas câmeras de vigilância no complexo, para tentar conter o consumo de drogas e furtos no local, mas ações complementares serão discutidas.

Fonte: Assessoria

Deixe o seu comentário