Podemos, PRB e MDB têm mais deputados estaduais eleitos; PP e PDT perdem cadeiras em RO

Podemos, PRB e MDB são os partidos que mais elegeram deputados estaduais nas eleições deste ano. No último domingo (7), os eleitores escolheram os 24 deputados que vão ocupar a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).

No último pleito, em 2014, foram 15 partidos eleitos para compor a ALE-RO. A partir do ano que vem, o legislativo rondoniense terá 16 siglas partidárias.

Levando em conta a quantidade de partidos, o futuro governador de Rondônia terá o desafio de articular com os deputados estaduais uma medida necessária para manter a governabilidade e cumprir muitas promessas de campanha.

Após apurar todas as urnas no estado no último domingo, o PRB foi o partido que mais cresceu em número de deputados estaduais. A sigla, até 2014, não tinha nenhum representante na ALE-RO e agora possui três cadeiras.

Completando o pódio está o MDB, que manteve três representantes, e o Podemos (antigo PTN) que aumentou de um para três deputados estaduais.

Outra sigla que registrou aumentou foi o PTB. O partido não tinha nenhum representante e agora elegeu dois. O PSB, partido do atual governador de Rondônia, aumentou um deputado e agora está com dois representantes também.

Os demais, um total de 11 de partidos, terão apenas um representante cada.

Entre as maiores derrotas estão o PP e PDT; ambos perderam dois representantes cada. Já o PT perdeu um deputado e empatou com o rival PSDB, que manteve uma cadeira. Os partidos PV, DEM e PSD também mantiveram um representante cada.

Por fim, cinco partidos deixaram de ter representantes na ALE-RO. O Democracia Cristã (antigo PSDC) e o Avante (antigo PT do B) perderam os seus dois representantes cada um. Além deles, o PRP, o Solidariedade e Patriota (antigo PEN) perderam seus únicos representantes.

Eles foram substituídos por quatro novas siglas que integram o quadro partidário da ALE-RO. O PMN, PTC, PROS e o PSL, elegeram um deputado estadual cada.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário