Prazo para correções no Censo Escolar de RR termina em novembro

censo_escolarAs escolas estaduais de Roraima terão até o dia 10 de novembro para realizar as correções dos dados informados no Censo Escolar da Educação Básica 2014. As correções são informadas às escolas por meio dos relatórios gerenciais, gestores e de notificações, gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Informações Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que coordena o processo censitário em todo o país.

Os relatórios são encaminhados às unidades de ensino por meio da Gerência de Avaliações e Informações Educacionais (Gaie) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed). As escolas também têm acesso aos relatórios por meio do Sistema Educacenso no site www.educacenso.inep.gov.br.

Entre os dados que podem ser solicitados para correção estão, por exemplo, a escolaridade incompatível do aluno, estudante vinculado a duas instituições de ensino ou a dois estados, ou com relação ao professor que também tenha a escolaridade incompatível, entre outras situações que são indicadas para correção por meio dos relatórios.

“As instituições de ensino terão 22 dias úteis para realizar essa correção no Censo. Esse procedimento é muito importante para garantir a fidelidade das informações, ou seja, para que os dados apontem a realidade das instituições de ensino”, destacou Selma Mariot, coordenadora do Censo Escolar no estado.

Os dados preliminares do Censo Escolar 2014 apontam que em Roraima existem 888 instituições de ensino, sendo 395 da rede estadual, 441 da rede municipal, 47 da rede privada e cinco da rede federal. O resultado oficial do Censo só será divulgado pelo Inep após as correções dos relatórios gerenciais e consolidação das informações.

Censo escolar

Neste ano, pela sétima vez consecutiva, Roraima foi o primeiro estado do Brasil a concluir em 100% a coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica. Os gestores das instituições de ensino são os responsáveis pelas informações da escola, as quais são repassadas pela unidade de ensino direto ao Sistema EducaCenso.

Nas escolas localizadas em áreas de difícil acesso, a coleta é feita pela equipe da Gaie. Este ano, por exemplo, foram visitadas 64 escolas por via aérea, sendo 27 escolas por meio de helicóptero e outras 37 por avião monomotor.

O Censo Escolar da Educação Básica tem papel fundamental dentro do processo educacional. Por meio dele, são coletadas informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas como o PDE e o cálculo das taxas de aprovação e reprovação do aluno.

Também é por meio do Censo que se realizam a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outras ações essenciais para o funcionamento da Educação.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA