Prevenção contra a dengue começa nesta segunda-feira, em Porto Velho

dengue eA campanha de prevenção a dengue “Faça parte da tropa de combate dengue” começa nesta segunda-feira (20). O objetivo principal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é envolver o público infantil e juvenil de Porto Velho, com orientações nas escolas e distribuição de cartilhas educativas. Todos os bairros da cidade devem receber visita dos agentes de endemias.

A campanha foi planejada e viabilizada pelo Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde da Semusa (Niemsus) e para divulgação conta com o apoio de milhares de folders, cartazes, banners, garrafinhas e sacolinhas de lixo para carro. Profissionais de educação em saúde visitarão as escolas e realizarão palestras para estimular a população a aderir à prevenção. Um material educativo deve ser distribuído nas unidades de saúde, para conscientizar os pacientes que recorrem ao serviço público.

As crianças receberão uma cartilha educativa em gibi, ilustrada por um artista local com contos de aventura inspirados em personagens de desenhos animados, envolvendo o cenário do município, estimulando o público infantil ao entendimento do que é a dengue, seus perigos e como evitá-la.

O Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), deve percorrer todos os bairros da cidade, até o dia 27 de outubro, realizando coleta e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegyptis. O trabalho busca levantar dados para o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que demonstrará quais áreas têm maior risco de infestação do mosquito, para que as ações de tratamento e combate sejam direcionadas.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA