Procura pela segunda dose da vacina do HPV ainda é baixa em Guajará, RO

susA segunda dose da vacina contra o vírus Papiloma Vírus humano (HPV) está disponível nos postos de saúde de Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, desde o início de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde alega que a procura ainda é baixa e a meta é vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos, de um total de 1.292. Na primeira etapa, realizada no início do ano, 1.156 meninas receberam a dose.

A vacina contra o HPV, principal causador do câncer de colo do útero, deve ser aplicada em três doses. A primeira, logo que a menina completa 11 anos. A segunda, em seis meses e a terceira cinco anos após a primeira dose. A primeita etapa ocorreu em abril e quem completou a idade após a campanha pode tomar a primeira dose.

Segundo a enfermeira Marlene Alves, as jovens devem procurar postos portando o cartão de vacinas. “A imunização é para todas meninas de 11 anos a menores de 13 anos. É muito importante para as adolescentes que ainda vão iniciar a vida sexual para adquirir uma proteção”, comenta.
As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde Sandoval Meira, Carlos Chagas e Irmã Maria Agostinho.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA