Revitalização da Manaus Moderna terá início em dezembro, diz Seminf

manausmodernaA reforma da orla da Manaus Moderna, às margens do Rio Negro, irá começar em dezembro deste ano, de acordo com a Prefeitura. A revitalização deverá ser concluída no prazo de oito meses. Segundo a Prefeitura, o local – que funciona como área de embarque e desembarque de passageiros e turistas, além de passagem para fregueses da feira mais tradicional da capital – recebe, em média, 5 mil pessoas por semana.

A Prefeitura informou que concluiu o processo licitatório da obra. A revitalização contempla a recuperação de todo o pavimento asfáltico, a implantação de iluminação a vapor metálico que possibilita maior claridade, novo mobiliário urbano, faixas para pedestres no modelo “traffic calming” (faixas de pedestres com ponto de travessia elevado), sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias na infraestrutura da orla.

Segundo a Prefeitura, também serão criadas novas baias de estacionamento de veículos pequenos e caminhões de carga e descarga para organizar o trânsito de veículos e pedestres no local. “Para isso, a área próxima ao Rio Negro será exclusiva para carga e descarga, ficando estritamente proibido o estacionamento de veículos ou ponto de táxi. Já a parte direita, situada ao lado da feira, possuirá pontos de estacionamento e locais definidos para fazer paradas de veículos para abastecimento da feira e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa”, informou a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) afirmou ainda que o projeto de revitalização já foi aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal. “Nestas análises foram otimizados alguns itens, mas mudança mesmo em relação ao projeto feito em 2013 foi apenas à exclusão dos quiosques de vendas de bilhetes de passagens regionais que agora são vendidos na galeria dos remédios, inaugurada recentemente, que fica um quarteirão acima”, disse o diretor de engenharia da Seminf, Antônio Nelson, por meio da assessoria de comunicação.

Revitalização

Conforme a Prefeitura, o projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna é assinado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) em parceria com a Seminf e terá um investimento na ordem de R$ 1 milhão. A obra integra o projeto de requalificação do Centro Histórico de Manaus. A reforma da área deve ser concluída até fim do primeiro semestre de 2015.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA