Rondônia pode ganhar Batalhão da Força Nacional

força-nacionalUma reunião ocorrida em agosto no Ministério da Justiça entre representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e a cúpula da Secretaria de Segurança de Rondônia, pode resultar na instalação de um Batalhão da Força Nacional em Porto Velho.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) pelo comandante da PM no estado, coronel Fernando Luiz Brum Prettz, que vive a expectativa de receber a qualquer momento, o “sinal verde” do Ministério acatando o pedido do estado.

Prettz disse que vários fatores credenciam o estado de Rondônia para ser o primeiro estado do norte brasileiro a receber um Batalhão da Força Nacional.

A localização geográfica, a construção das usinas e o grande número de policiais cedidos para a tropa nacional, são fatores que, se levados em conta, justificam o investimento.

“ Nós somos, proporcionalmente, o estado brasileiro que mais cede policiais para a Força Nacional. Hoje, por exemplo, temos quarenta e oito policiais destacados pra lá”, disse o comandante.

Atualmente no país, existe apenas um Batalhão da Força Nacional, na cidade do Gama, no Distrito Federal. O projeto do Ministério da Justiça, prevê a construção de uma unidade em cada uma das demais regiões brasileiras, e Rondônia, segundo o coronel, saiu na frente ao ser o primeiro estado a protocolar o pedido de instalação do Batalhão.

Com um efetivo de 5.128 homens para Polícia Militar para atuar em cinquenta e duas cidades e monitorar 1.342 km de área de Fronteira, o estado de Rondônia conta hoje, com cinquenta policiais da Força Nacional que mantém policiamento ostensivo no Vale do Jamari.

Ainda de acordo com o coronel Prettz, a resposta do Ministério ao pedido do estado pode ser anunciado ainda este ano, e uma vez aprovada a instalação do Batalhão, o governo do estado iniciaria imediatamente a busca junto ao governo federal pela liberação dos recursos.

Fonte: Assessoria

Deixe o seu comentário