Rondônia registra mais de 100 focos de queimadas diariamente, diz

Mais de 100 focos de queimadas são registradas diariamente em Rondônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). Somente em Porto Velho, de acordo com o instituto, são mais de 40 focos de queimadas.

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que devido o tempo seco e as queimadas a instabilidade aumenta ainda mais na região do norte do Estado nesse domingo e na segunda-feira.

O céu de todo o Estado, de acordo com o Sipam, deve variar de claro a parcialmente nublado. Há previsão de pancadas isoladas de chuvas e trovoadas em toda a região do norte do Estado.

Outro fator que este tempo acarreta é diretamente na saúde da população, com a baixa umidade do ar e a fumaça das queimadas é preciso redobrar os cuidados, de acordo com especialistas o nível da umidade relativa do ar considerado para a saúde humana varia entre 40% e 60%. Como Rondônia apresenta nesta época um valor abaixo da média doenças como asma, rinite e bronquite são mais recorrentes, exigindo da população um maior cuidado.

O ministério da Saúde recomenda cuidados ao praticar exercícios físicos ao ar livre, como uma boa hidratação e uma alimentação saudável. De acordo com pneumologistas, além do ar poluído as vias aéreas ficam ressecadas, causando problemas respiratórios.

Fonte: Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário