Secretaria orienta moradores sobre utilização do sistema de saúde em Jaru, RO

saude jaruA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Jaru (RO), a cerca de 290 quilômetros de Porto Velho, divulgou nesta segunda-feira (11) uma nota orientando os moradores sobre os casos em que o atendimento deve ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Hospital Municipal.

O objetivo, segundo a prefeitura, é que com a informação, as pessoas procurem o Hospital Municipal, reinaugurado na última semana, apenas para casos de urgência e emergência ou nas madrugadas e finais de semana.

As 7 UBSs da cidade atendem casos de consultas de rotina, pedidos de exames, trocas de receitas, aferição de pressão, pré-natal, vacinas, testes rápidos, preventivos e encaminhamentos, conforme a Semusa.

Na unidade Ruth de Souza, no Setor 7, há atendimento com pediatra e cardiologista. Na unidade Carlos Chagas, no Setor 5, atendem nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. No Centro de Saúde Osvaldo Cruz, no Setor 2, são feitos exames e tratamento de tuberculose, malária, doença de chagas e hanseníase.

Os postos de saúde em Jaru funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h30.

Novo Hospital

O Hospital Municipal de Jaru foi reconstruído no segundo semestre desse ano com recursos provenientes exclusivamente da iniciativa privada. Ainda em 2016, um empresário criou uma associação e com outros empresários e moradores da cidade, assumiu a obra de reforma e ampliação da unidade, que custou mais de R$ 4 milhões.

Após a reestruturação, o hospital conta com 89 leitos, três salas de cirurgia, clínica da criança e ala para atendimento de indígenas. Os atendimentos começaram na última sexta-feira (8) e são feitos 24h por dia.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário