Semana de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ambiental da Unesc integra Circuito Urbano da ONU Habitat Brasil

CACOAL – Para discutir os caminhos sustentáveis para o crescimento urbano de cidades jovens, de pequeno e médio porte, no estado de Rondônia é que acontece a Semana de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ambiental da Unesc, em Cacoal, nos dias 9, 10 e 11 de outubro.

Neste ano, um grande diferencial é que a Semana de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ambiental da UNESC Cacoal foi aprovada para integrar o Circuito Urbano 2019 da ONU Habitat Brasil. Trata-se de uma convocatória da Organização das Nações Unidades para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante todo o mês de outubro.. Em 2019, o Circuito tem como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”.

O evento realizado pela Unesc é o único de Rondônia e um dos poucos da região Norte selecionados para fazer parte do Circuito Urbano 2019 da ONU Habitat Brasil.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jamille Coelho, nesta edição o evento também pretende provocar um questionamento nos futuros arquitetos, engenheiros e planejadores públicos: “Para onde vamos diante do cenário atual de excessivas queimadas e desmatamentos na região, além das inúmeras ocupações irregulares?”, indaga.

A coordenadora ressalta isso o dever da Unesc, enquanto instituição de ensino superior, de trazer para a realidade de Cacoal e Rondônia debates que estão acontecendo em todo o mundo. “Nós queremos fomentar a discussão relativa ao desenvolvimento urbano sustentável também em cidades de pequeno e médio portes, como é o caso de Cacoal. Mais do que isso, queremos envolver os acadêmicos e a sociedade neste rol de discussões. Esse é o nosso papel, enquanto instituições de ensino superior, fazer essa provocação, reunir pesquisadores, acadêmicos e comunidade para debater temas que estão em destaque em todo o mundo. Nós fazemos parte disso e precisamos discutir isto dentro da nossa realidade”, reforça Jamille Coelho.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA