Semana de mídias e tecnologias em Ji-Paraná discute ‘cyber bulling’

semana_midias_jipaRealizado no auditório da Secretária da Educação, o evento reuniu mais de 150 pessoas entre diretores e orientadores escolares. O tema discutido foi a respeito do Cyber Bulling.

A “1ª Semana de Mídias e Tecnologias” teve início nesta terça-feira (28), em Ji-Paraná (RO), município distante 374 quilômetros de Porto Velho. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc), por meio da Gerência da Educação, Coordenadoria de Tecnologia e Coordenadoria Regional de Educação.

O evento visa discutir as práticas pedagógicas e pessoais, além das transgressões e penalidades a respeito do mundo virtual. Cerca de 150 pessoas, entre orientadores e diretores escolares participam.

Com o avanço da tecnologia, a educação passou a enfrentar desafios decorrentes de ações e crimes cometidos pelos jovens, através do mau uso das redes sociais dentro das escolas. A situação trouxe à tona um novo tipo de crime, o “cyber bulling”, que é decorrente de episódios de bullyng através da internet, como violência verbal exposta em redes sociais e a exposição indevida da imagem. Preocupados com a situação, profissionais da educação, da área jurídica e psicólogas levaram ao encontro temas que visam discutir medidas a serem adotadas, visando conscientizar e resguardar os jovens nas instituições.

De acordo com José Antônio de Medeiros Neto, celulares e tablets tem feito parte do cotidiano dos estudantes dessa geração que vive um momento de grande avanço tecnológico. E apesar dos benefícios gerados com as tecnologias, vieram também os problemas advindos do mau uso delas.

“O Educador tem um papel importante nessas questões e precisa adotar medidas pra que esta problemática não tome maiores proporções dentro do círculo escolar. É de grande importância também que todos sejam orientados, tanto os profissionais da educação como os pais e alunos, porque o mau uso dessas tecnologias causam graves consequências”, disse Neto.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA