Sistema com câmeras de segurança deve ser instalado em Rolim de Moura

camerasAté o mês de junho de 2015, 26 câmeras de monitoramento devem ser instaladas em diversos pontos da cidade de Rolim de Moura (RO). A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Rolim de Moura (Acirm) em parceria com a Polícia Militar (PM). O objetivo principal da ação, de acordo com a presidente da associação, Kelly Maahmara Rodrigues, é garantir a segurança da população local por meio do vídeo monitoramento em locais estratégicos da cidade.

Conforme Maahmara, o projeto está orçado em R$ 680 mil. Porém, deste montante, apenas R$ 300 mil já foram assegurados, por meio de repasses da prefeitura. O restante deve ser conseguido através de doações do comércio local.

Apesar de estar faltando mais da metade do recurso necessário, Kelly se diz confiante com a possibilidade da implantação do projeto dentro do prazo estipulado. “Eu acredito que não será difícil conseguir. Mesmo porque um grande número de empresários já declarou apoio ao projeto, prontificando assim, em colaborar”, esclarece.

O comandante da 4º Companhia de Polícia Militar, tenente Marcos Frá, explica que a PM é quem irá operar o sistema por meio de uma central instalada na sede da companhia. “Esses equipamentos vão pertencer a Associação Comercial e serão cedidos para a PM por meio de um termo de cooperação”, fala.

O comandante acredita que com o sistema funcionando muitas ações criminosas poderão ser coibidas, tendo em vistas que as câmeras serão instaladas em postes altos, que permitirão uma visão de 360° do raio das proximidades de onde estarão fixadas. Ainda de acordo com Marcos Frá, o projeto foi baseado no modelo já em funcionamento na cidade de Vilhena, considerado referencia por causa da eficácia dos equipamentos. “Vamos começar com 23 câmeras, três a mais que em Vilhena. Caso dê certo, pretendemos ampliar para 64”, relata o oficial.

As quatro entradas da cidade, a região central e as proximidades das escolas localizadas no perímetro urbano são alguns dos locais que serão monitorados.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA