Termina neste sábado 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Porto Velho

filmesA capital de Rondônia recebe a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. O evento que deu início no último dia 10 é inspirado nos 50 anos do golpe civil-militar e recebe o apoio da Fundação Cultural. Até o encerramento, programado para este sábado (15), foram exibidos de forma gratuita, 41 filmes no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A mostra é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção local do Cineclube CineOca. As sessões com audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. A proposta principal, segundo a produtora local, Emanuele Palma, é de propor e garantir a reflexão sobre os direitos humanos.

“Entre esses direitos está o acesso a cultura e muitos desses estudantes nunca tiveram acesso ao cinema”, completou a representante da mostra em Rondônia ao lembrar que os estudantes da rede municipal de ensino também estão participando.

Confira a programação

O Festival, que acontece em todo o país até 20 de dezembro, aborda ainda temas como o homossexualismo e a homofobia, questões culturais e territoriais da população indígena e direitos da pessoa com deficiência, motivos que de acordo com o presidente da Funcultural, Marcos Nobre Junior, levaram a autarquia a colaborar com o projeto.

“Nós entendemos que a linguagem audiovisual é mágica, capaz de encantar a diferentes pessoas e faz parte da nossa política, fomentar a sétima arte”, finalizou Marcos.

Fonte: Portal Amazônia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA