Tocha olímpica vai percorrer as nove capitais da Amazônia

tocha-oplimpicaMANAUS – O revezamento da tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016 vai percorrer todas as capitais dos estados, além de Brasília. O anúncio feito pelo Comitê Organizador dos Jogos na última quinta-feira (29) revelou que a chama olímpica vai passar por cerca de 250 cidades, mobilizando em torno de 90% da população. Símbolo dos jogos, ela será carregada por pelo menos 10 mil condutores ao longo de cerca de 20 mil quilômetros até o dia 5 de agosto de 2016, quando a pira olímpica será acendida na cerimônia de abertura, no estádio do Maracanã.

Desta forma, o revezamento da tocha olímpica já está confirmado em nove cidades da Amazônia, entre elas Manaus (Amazonas) e Cuiabá (Mato Grosso), que receberam a Copa do Mundo em 2014. As cidades de Belém (Pará), Macapá (Amapá), Rio Branco (Acre), Porto Velho (Rondônia), Boa Vista (Roraima), Palmas (Tocantins) e São Luís (Maranhão) também estão confirmadas.

“Ao conquistar os Jogos Olímpicos de 2016, prometemos integrar o país aos Jogos – um evento feito por todos, para todos os brasileiros e com a cara do Brasil para o mundo. Realizar o revezamento da tocha olímpica no país inteiro é cumprir essa promessa e dar a milhões de pessoas a chance de participar de uma comemoração que ficará na memória”, disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Após a tradicional cerimônia de acendimento na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a chama deve chegar ao Brasil entre 90 a 100 dias antes do início dos Jogos Rio 2016. A data, a definição das cidades e a logística do revezamento devem ser anunciadas até maio deste ano. O modelo da tocha e a lista dos condutores também ainda não foram revelados.

Fonte: Portal Amazonia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA