TRE-RO realiza simulação de voto em urnas eletrônicas de Guajará-Mirim

tre-guaO Tribunal Regional Eleitoral do Rondônia (TRE-RO) realizou nesta terça-feira (9) uma simulação de votação para testar o funcionamento das urnas eletrônicas em Guajará-Mirim (RO), distante cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. O órgão também fez testes no envio de dados via satélite para atender áreas rurais e indígenas do município. Os equipamentos serão utilizados nas eleições de 5 de outubro.

Para a simulação, o TRE-RO montou cinco seções de votação no Cartório Eleitoral de Guajará-Mirim e a partir das 7h começou a inserir dados fictícios de candidatos e eleitores. A analista judiciária Tamires Souza de Oliveira estava entre os servidores que participaram da simulação. “Queremos testar as urnas para sabermos como elas se comportam. Fazendo votação fictícia, encerramento e envio dos dados via satélite”, afirma.

No primeiro turno, serão cinco cargos em disputa para a escolha do eleitor, na seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Segundo o TRE-RO, as simulações são importantes para prevenir panes nas máquinas e até executar a substituição da urna. Os técnicos que estarão em áreas de difícil acesso também testaram o envio dos dados via satélite da própria localidade, como o distrito de Surpresa e áreas indígenas.

O TRE-RO informou ainda os eleitores que tiverem dúvidas sobre as eleições ou desejam tirar segunda via do título, o atendimento é das 8h às 19h até 25 de setembro.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA