Unir faz acordo com J. Botânico de NY para preservar biodiversidade de RO

acordoA Universidade Federal de Rondônia (UNIR) firmou acordo com o Jardim Botânico de Nova York (NYBG) visando conservar a biodiversidade do estado de Rondônia. O trabalho deve ser feito através de levantamento, coleta e análise da flora. De acordo com a Unir, o acordo foi assinado entre os representantes das instituições no início do mês de maio, em Porto Velho, mas foi divulgado só agora.  O documento é válido por cinco anos, podendo ser renovado.

Conforme a Unir, a parceria entre as instituições vai levar treinamento e desenvolvimento de novas gerações de botânicos, taxonomistas, ecólogos, que deve integrar o grupo de pesquisa local ou nacional.

Durante o período do acordo, os pesquisadores vão desenvolver levantamento, coleção, identificação, mapeamento e análise da flora pelo estado. As informações científicas e os resultados obtidos pelas pesquisas deverão ser divulgados e disponibilizados, inclusive em plataforma online, para acesso dos demais pesquisadores interessados.

Segundo a Unir, outras instituições do Brasil já firmaram acordo com o Jardim Botânico de Nova York. As instituições são responsáveis por enviar amostras de espécies da flora local para garantir a conservação, em caso de extinção. O herbário de Nova York dispõe de 1,5 milhões de amostras das mais variadas vegetações.

Atualmente, existem cerca de 40 mil amostras coletadas em Rondônia e guardadas em herbários. A Unir dispões de 15 mil espécies. Segundo a universidade, os pesquisadores acrescentam cerca de 2.500 novas amostras por ano ao herbário rondoniense.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA