Universidade do Estado do Pará vai aderir ao Enem a partir de 2016

uepaA partir de 2016, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu processo seletivo. A Uepa assegura que serão cumpridas integralmente as etapas do Programa de Ingresso Seriado (Prise) já iniciadas nos últimos anos e, inclusive, a atual, cuja primeira prova foi aplicada no dia 16 de novembro. Com o Enem, os novos critérios de seleção e distribuição de vagas serão definidos por edital elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação da Uepa no próximo ano.

A resolução que prevê a adesão ao Enem foi aprovada durante reunião ordinária dos integrantes do Conselho Universitário (Consun) da instituição na quarta-feira (17). Antes da aprovação, a proposta foi apresentada pela presidência em reunião do Consun no mês de novembro, quando se iniciaram os debates sobre o assunto. A matéria também foi pauta de debates no Fórum de Graduação, em novembro, e mais recentemente nos debates com alunos e membros da comunidade externa.

“A principal questão que foi discutida a respeito da adesão do Enem, dentre outras, foi aumentar o acesso dos alunos do Estado do Pará às próprias vagas da universidade. Temos um processo seletivo que oferta vagas em 27 municípios, e o Enem é aplicado em 83 localidades. Além disso, o aluno só vai estudar um programa, se submeter a apenas uma prova e disputar vagas em várias instituições de ensino superior no Estado, já que todas as instituições de ensino superior públicas do Pará adotam o Enem”, explicou o reitor e autor da proposta, Juarez Quaresma.

Para o reitor, a adesão da Uepa beneficiará, em especial, os estudantes oriundos de escola pública. “Já foi comprovado que o número de alunos que se inscreve no Prise pela escola pública é maior, mas quando passa para a segunda e terceira fases, predominam os alunos de escolas privadas. Agora estará todo mundo no mesmo patamar”, disse.

Fonte: G1

Deixe o seu comentário