Vacinação contra pólio e sarampo segue até esta sexta em Boa Vista

vacinaEm Boa Vista, 14.405 crianças já foram imunizadas contra a poliomielite e 10.534 contra o sarampo, o que representa 54,89% e 45,76% da meta estabelecida, respectivamente. A vacinação contra essas doenças se encerra nesta sexta-feira (28). Apesar da proximidade para o término da campanha nacional, muitos pais ainda não levaram os filhos para serem imunizados.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina em todas as unidades básicas de saúde da capital, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O público-alvo da campanha contra a poliomielite é crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos. Contra o sarampo, devem-se vacinar crianças de um ano até menores de cinco anos.

Para a mãe do bebê Matheus Ariel, de dois anos, Francilene Peres, a imunização é muito importante para garantir que as crianças cresçam saudáveis e livres de complicações que podem ser evitadas quando ainda são pequenas. “Os pais precisam se conscientizar quanto a responsabilidade no cuidado com a saúde dos filhos”, disse.

Campanha

A campanha nacional iniciou em novembro com a meta de vacinar 95% das 26.198 crianças contra poliomielite e entre as 23.019 crianças compreendidas na faixa etária de imunização contra o sarampo, a meta é atender 95%.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, quando infectada, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A vacina contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil, é aplicada em gotas. No entanto, pode haver a necessidade de ser administrada a versão injetável para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

A imunização contra o sarampo é indicada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade. A tríplice viral também protege contra rubéola e caxumba.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA