Painel sobre Declaração Sul–Sul discute reconhecimento da Sociobioeconomia como solução climática global na COP30

Painel sobre Declaração Sul–Sul discute reconhecimento da Sociobioeconomia como solução climática global na COP30

Evento na Casa do Jornalismo Socioambiental reunirá lideranças do Sul Global para fortalecer a presença da Sociobioeconomia nas agendas oficiais do clima

 

 

Belém (PA), 11 de novembro – No próximo dia 16 de novembro, das 15h às 17h (horário de Brasília), a Casa do Jornalismo Socioambiental irá sediar o painel “A importância da Declaração Sul–Sul no reconhecimento da Sociobioeconomia como solução climática global”, uma atividade oficial da COP30 que reunirá representantes de diferentes regiões do Sul Global.

 

 

O encontro vai debater o papel da Declaração Sul–Sul como marco político e estratégico para o reconhecimento da Sociobioeconomia nas agendas internacionais do clima. Lançada durante a pré-COP, em Brasília, a iniciativa global liderada pelo Instituto Conexsus propõe integrar a Sociobioeconomia à agenda climática global, reconhecendo os povos e comunidades tradicionais como protagonistas das soluções para o clima.

 

 

Entre os principais tópicos do debate, estão a importância da Declaração como instrumento político e de cooperação entre países do Sul Global; as oportunidades e os desafios de ampliar sua incidência nas negociações internacionais; e o papel da Sociobioeconomia como solução climática já existente, que necessita de reconhecimento, escala e investimento para cumprir seu potencial de transição justa e sustentável.

 

 

A proposta é que o painel seja mais um marco nesta jornada conjunta para consolidar a Sociobioeconomia como uma resposta concreta à crise climática, capaz de gerar prosperidade econômica, conservação ambiental e inclusão social a partir dos territórios.

 

 

Participantes confirmados:

 

 

● Fabíola Zerbini, Diretora-Executiva da Conexsus (Brasil) — atua na articulação de negócios comunitários de impacto socioambiental e na construção de ecossistemas de financiamento e governança para a Sociobioeconomia.

 

● Fiorentina Refani, Diretora de Sociobioeconomia na CELIOS (Indonésia) — especialista em bioeconomia comunitária e integração de políticas territoriais na Ásia Pacífico.

 

● Mariana Gómez Soto, Coordenadora da Alianza NorAmazónica (América Latina) — pesquisadora e articuladora regional em desenvolvimento sustentável e gestão territorial.

 

● Basiru Isa, Secretário-Geral da REPALEAC – Rede de Populações Indígenas e Locais para a Gestão Sustentável dos Ecossistemas Florestais da África Central (África Central) — liderança indígena e comunitária que atua na conservação e gestão sustentável das florestas do Congo.

 

● Sara Omi, Presidente da Associação de Mulheres Líderes Territoriais da Aliança Mesoamericana de Povos e Florestas (América Central) — líder indígena e ponto focal de gênero na Aliança Global de Comunidades Territoriais (GATC)

 

 

Sobre a Declaração Sul–Sul

 

 

A Declaração Sul–Sul da Sociobioeconomia é uma iniciativa global dedicada a fortalecer negócios comunitários e de impacto socioambiental e já reúne mais de 40 organizações da África Central, América Latina e Ásia, com apoio da CLUA (Climate and Land Use Aliance), Skoll Foundation e PNUD/ONU. Tem como uma de suas metas principais transformar o reconhecimento da Sociobioeconomia como solução climática global em programas, recursos e políticas públicas, tanto na esfera internacional quanto nas agendas nacionais.

 

 

Leia o documento completo em: sociobioeconomia.com/declaracao/

 

Sobre a Conexsus

 

 

O Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus atua na promoção da conexão dos negócios comunitários com os mercados, sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais, disponibilizando acesso a investimentos financeiros customizados para apoiar a estruturação dos arranjos comerciais e viabilizar as operações.

 

 

Sobre a Casa do Jornalismo Socioambiental

 

 

A Casa do Jornalismo Socioambiental funciona como uma base central e operacional que oferece hospedagem e apoio a profissionais de 21 veículos de imprensa que estão na cidade de Belém para cobrir a COP30. A proposta é tornar a cobertura mais ampla, diversa e aprofundada, dando ênfase às vozes do território e à distribuição conjunta de conteúdos para audiências nacionais e internacionais. O espaço contará com uma programação exclusiva para os comunicadores e para a sociedade civil, além de produzir conteúdos que serão distribuídos nacional e internacionalmente.

 

 

Local:

 

Casa do Jornalismo Socioambiental – Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 864, Belém (PA) Data e horário: 16 de novembro, das 15h às 17h (horário de Brasília)

— Anuncie Aqui!

Últimas Notícias

Mais notícias