23.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, julho 23, 2021

13 mil trabalhadores da indústria começam a ser imunizados em Porto Velho

PORTO VELHO – Numa ação desencadeada pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), iniciou nesta quarta-feira, 7 a vacinação dos trabalhadores da indústria, categoria considerada serviço essencial pelo Plano Nacional de Vacinação (PNI). Só na capital são mais de 13.500 industriários que começaram a ser imunizados.

Neste primeiro dia, foram disponibilizados dois polos. Um no Centro Tecnológico de Mecatrônica (Cetem), do Senai, no Setor Industrial, da capital, que contemplou os trabalhadores que atuam na região e outro no campus 2 da Faculdade São Lucas, localizado na Rua João Goulart, 666. O ato de vacinação no Cetem contou com o apoio das coordenações de Saúde e Segurança da Indústria (SSI), Educação e Mercado, que auxiliaram na condução dos trabalhos.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, destacou a importância do início da vacinação dos industriários, uma vez que é um segmento que não paralisou suas atividades laborais, garantindo a produção das indústrias em Rondônia, nos diversos setores, seja na construção civil, energia, setor de alimentos, enfim, todos os segmentos que compõem o tecido industrial de Rondônia.

Além de Porto Velho, os trabalhadores dos demais municípios do interior também já iniciaram o processo de imunização. “A FIERO encaminhou ofício aos 52 prefeitos do Estado, solicitando que fosse cumprido o Plano Nacional de Imunização, priorizando os trabalhadores na indústria, obviamente, no tempo certo. Desta forma, chegou a vez de Porto Velho, sendo que alguns municípios já iniciaram o processo dentro da disponibilidade de vacinas”, ponderou.

Marcelo Thomé enfatizou a importância da vacinação, e aproveitou para informar que a vacinação para os industriários em geral da capital continua nesta quinta e sexta-feira na faculdade São Lucas. Para tomar a primeira dose, é necessário baixar o aplicativo SASI no celular e fazer o cadastro para garantir a vacinação.

A Secretaria Municipal solicita que os trabalhadores estejam munidos com seu documento pessoal, além de documento que comprove a situação de empregado em empresas industriais e de construção civil como: declaração dos serviços onde atuam, carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade ou crachá funcional.

O prefeito da capital Hildon Chaves compareceu à vacinação no CETEM e reconheceu que a indústria tem papel fundamental no desenvolvimento não só de Porto Velho ou do Estado, mas do País. “Viemos até o distrito industrial, por entender que a região simboliza o coração da indústria da nossa capital”, disse o prefeito, alertando que mesmo vacinados, as pessoas ainda precisam seguir os protocolos de segurança como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sinduscom), Emerson Fidel Campos Araújo parabenizou o esforço da FIERO junto ao município para garantir o início da vacinação deste segmento e afirmou que o dia foi um marco de todo o setor industrial, principalmente da construção civil. “Não paramos nossas atividades, mantivemos os protocolos sanitários, mas sentimos que a partir deste gesto, os trabalhadores se sentirão mais seguros, mesmo que ainda tenham que tomar os cuidados, para vencermos a pandemia”, falou.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, reiterou que as pessoas compareçam na São Lucas para tomar a vacina para que o grupo da indústria tenha 100% de cobertura vacinal. “A unidade da São Lucas funcionará das 9h às 16h exclusivamente para estes trabalhadores”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- anuncio-

Últimas Notícias