terça-feira, setembro 28, 2021

ACIC homenageia o Jornal Tribuna Popular por 41 anos dedicados ao município de Cacoal e ao estado de Rondônia

Foto: Divulgação

No final da tarde desta segunda-feira, dia 23 de agosto, a Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC) reuniu a sua diretoria para uma homenagem à “Família Tribuna Popular”. Neste dia, em 1980, nascia em Cacoal o primeiro jornal da “Capital do Café”. Ao completar 41 anos, Tribuna Popular se despede do jornalismo impresso focada no jornalismo online. Representando a Acic, estiveram presentes a presidente Joici Eggert Strey, o vice-presidente Adriano Queiroz e os diretores Ezequias Braz da Silva Neto, Romeu Rodrigues Moreira, Ana Cláudia da Rocha Takahashi, Carlos Alberto Carrasco e Oseane de Paulo Odorico Oliveira.  Todos fizeram uso da palavra para homenagear o Jornal Tribuna Popular.

“A gente tem um respeito muito grande pelo jornal e pelo seu idealizador,  Adair Perin, por toda a história que foi construída. Não dá para falar da história de Cacoal sem falar de Tribuna Popular e isso nos enche de orgulho. É uma empresa familiar, uma empresa que trabalhou a vida inteira com muita seriedade, transparência e credibilidade”, destacou o vice-presidente da ACIC, Adriano Queiroz, em nome da diretoria da Associação.

Para ele, o sucesso de Tribuna Popular e os 41 anos de história são apenas uma demonstração do respeito que este semanário conquistou junto à comunidade cacoalense. “A ACIC, em atenção a esta grande relevância que entendemos ter o jornal Tribuna Popular para o nosso município e para o nosso estado, realizamos este momento na presença da nossa diretoria, do nosso prefeito, secretário de indústria e comércio, para a Família Tribuna. Algo que precisamos destacar é a atenção que o Jornal Tribuna Popular dá às causas sociais. Em todo o momento, na história da Tribuna, o jornal se colocou à disposição das entidades que desempenham um papel voltado ao social. Eu, enquanto presidente do Cernic e membro do Lions, a gente vê que a Tribuna se coloca como parceira para fortalecer a atuação das entidades que trabalham em prol de Cacoal e de Rondônia”, reforça Adriano Queiroz.

Foto: Divulgação

 

Ao fazer uso da palavra, o fundador de Tribuna Popular e editor-chefe do jornal mais antigo e longevo do interior de Rondônia, Adair Antônio Perin destacou a sua gratidão ao reconhecimento prestado ao jornal.

“Ficamos muito emocionados com esta homenagem, ainda mais nessa etapa, onde decidimos encerrar as atividades impressas e focar no jornalismo online. Nesta semana em que Tribuna Popular completa 41 anos de existência, circularemos a nossa última edição impressa  e esta homenagem da ACIC muito nos engrandece, pois é o reconhecimento do trabalho de uma vida”, destacou o jornalista.

Perin fez questão de destacar também a importância do setor empresarial para a história e para a missão de Tribuna Popular ao longo destes 41 anos. “Se não fosse a classe empresarial, o Jornal não sobreviveria. Nossos anunciantes, assinantes, foram os empresários quem nos fez chegar até aqui e quem nos incentiva a continuar em novas plataformas, em novos meios de comunicação. Vamos continuar fazendo jornalismo, porque é o que a gente gosta de fazer e continuaremos contando com o apoio de vocês”.

Em sua fala, o prefeito Adailton Furia parabenizou a Família Perin e a Família Tribuna Popular por toda a trajetória em prol do município de Cacoal. “Eu quero parabenizar o Perin e toda a família e equipe da Tribuna por todos esses anos dedicados a Cacoal. A gente sente por esse momento, de paralisar as atividades do impresso, mas a gente sabe do potencial da Tribuna para o jornalismo online. Esse é um novo momento para vocês. Parabenizo por toda essa história e trajetória. O tempo passou e vocês fizeram a história de vocês, junto à história de Cacoal. Quando eu nasci, a minha mãe me enrolou num exemplar da Tribuna”, brincou o prefeito cacoalense.

Adailton Furia também se mostrou emocionado por estar se tornando o último prefeito eleito de Cacoal registrado nas páginas de Tribuna Popular. “O Josino Brito foi o primeiro prefeito eleito a ter seu nome registrado nas páginas da Tribuna e eu vou ter a honra de me tornar o último prefeito eleito de Cacoal nas páginas de Tribuna Popular. Noticiaram quando eu fui eleito, quando eu tomei posse e os oito primeiros meses do meu mandato. Minha gratidão”, completou Furia.

Ao longo do encontro desta segunda-feira, todos os membros da diretoria da ACIC e autoridades convidadas fizeram questão de fazer uso da palavra para destacar a importância de Tribuna Popular e homenagear o jornal, tecendo elogios ao jornalismo de credibilidade praticado por esse histórico veículo de comunicação.

“O que a Tribuna Popular publica tem peso, é levado em consideração! Neste início de mandato do prefeito Furia, por exemplo, isso ficou bem nítido. A Tribuna Popular falou do abandono do antigo Teleclube, o prefeito foi lá, mandou limpar tudo e deu um destino para aquele local. A Tribuna falou do problema de estacionamento, com a implantação das novas calçadas, o prefeito foi lá e mandou rever todo o projeto e buscar soluções. São críticas construtivas que fazem a diferença para o desenvolvimento da cidade. Isso mostra o nível da credibilidade. Quando a gente vê que a Tribuna Popular é a fonte, a gente sabe que é uma notícia que a gente pode confiar e que precisa dar atenção”, comentou Elizeu Dias.

O secretário de Indústria e Comércio de Cacoal foi interrompido pelo prefeito Furia que completou: “Nós vamos melhorar o estacionamento da cidade por causa da Tribuna. A Tribuna ligou o sinal vermelho e mostrou que realmente esse trem tava errado mesmo”, brincou o prefeito de Cacoal que completou: “Toda a matéria que vem de um lugar de credibilidade, a gente pára para ler e analisar, pesar os pontos positivos e negativos”.

Por fim, a jornalista Giliane Perin, filha do fundador de Tribuna Popular, Adair Perin, agradeceu a homenagem prestada pela Associação Comercial e Industrial de Cacoal. “Vocês não tem ideia da importância deste momento para nós. Não foi fácil tomar a decisão de encerrar as atividades do impresso, depois de 41 anos. Para todos nós, mas principalmente para o meu pai, ouvir todos vocês aqui hoje enche nossos corações e nos dá a certeza de que tudo valeu a pena e de que o nosso trabalho é reconhecido e fez a diferença no desenvolvimento de Cacoal. Além disso, nos dá força e ânimo para continuarmos dedicados, agora ao jornalismo online”, concluiu.

 

 

Fonte: Assessoria

Publicação anterior

Advertisment

Outras notícias

Operação Iara: PMRO realiza apreensão de quase 30 kg de pirarucu

A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizou a apreensão de quase 30 quilos de...

Com dois dias de competição, Copa Vilhena de Vôlei de Praia apresenta disputas de alto nível

Torneio contou com a participação de atletas de diversos municípios e foi base para definir os representantes de Vilhena nos Jogos Intermunicipais de Rondônia Foi...

Adolescente recupera visão após cirurgia realizada pelo projeto “Enxergar” do Governo de Rondônia

Desde 2019, quando iniciou o projeto “Enxergar”, iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação devolveu...