23.8 C
Nova Iorque
terça-feira, agosto 3, 2021

ALE leva ao plenário, nesta 3ª, processo de cassação de Aélcio da Tv; o de Edson Martins continua na gaveta do corregedor

No cadafalso, Aélcio da TV poderá ter sua carreira política abreviada nesta terça-feira, quando a Assembleia deve acolher decisão da Justiça Eleitoral

PORTO VELHO – Com uma bancada coalhada de parlamentares respondendo a processo na Justiça pelos mais variados crimes, a atual legislatura da Assembleia Legislativa de Rondônia debocha da Justiça e ignora solenemente decisões judiciais transitadas em julgado. Dos 24 integrantes da Casa, mais de um terço (nove deputados) responde a alguma acusação na Justiça e dois deles (Aélcio da TV e Edson Martins) estão com sentença transitada e julgada e sem direito a mais recurso na Justiça.

E o pior: tem deputado processado nos órgãos auxiliares mais importantes para a construção da imagem do Poder perante a sociedade: Conselho de Ética (um lugar vazio sem ninguém para atender) e a Corregedoria.

A sociedade cobra do presidente da Casa Legislativa de Rondônia, curiosamente o deputado Republicano Alex Redano, uma postura que dignifique o Poder Legislativa, que não pode se transformar em valhacouto para gente com co0ntas a ajustar com a Justiça.

O corregedor escolhido pela Mesa Diretora presidida por Alex Redano, o deputado Ezequiel Neiva é acusado pelo Ministério Público de ter cometido crime de improbidade administrativa quando exerceu o cargo de diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na administração do ex-governador Confúcio Moura.

Deputado Ezequiel Neiva é o corregedor da Assembleia e deve estar pensando no preceito bíblico do evangelista Mateus: sereis julgados com o mesmo critério com que julgardes 

De acordo com informações dos bastidores da Casa de leis, na sessão plenária desta terça-feira, 6, deverá ser apreciada a recomendação judicial pelo encerramento do mandato do deputado Aélcio da TV e, consequentemente, a convocação do suplente Ribamar Araújo. A sessão está marcada para as 14 horas desta.

Deputado Alex Redano presidirá a sessão desta terça-feira, quando deverá ser votado o fim do mandato do deputado Aélcio da TV

Quanto ao ofício encaminhado pela Justiça comum recomendando encerrar o mandato de Edson Martins, já que ele foi condenado a perda da função pública e suspenção dos direitos políticos por três anos, a corregedoria da Assembleia continua hesitando e cumprir e garantindo ao deputado de Urupá mais uma sobrevida no mandato.

Edson Martins foi julgado e condenado da primeira à última instância pela acusação de praticar ilegalidades em uma licitação quando era prefeito de Urupá, em 2011. As últimas tentativas do deputado Edson Martins de continuar no mandato foram rejeitadas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e até no Supremo Tribunal Federal, que não conheceu um recurso impetrado pela defesa do parlamentar.

O próprio presidente da Assembleia, que em algumas situações é impedido de agir pela maioria de seus pares, parece já dá como certo o afastamento de Edson Martins do mandato. Em vídeo que circula nas redes sociais, Alex Redano garante, ao falar durante uma reunião em Ariquemes que o município passará a contar com mais um deputado na Assembleia, fazendo uma alusão a ascensão de Saulo Moreira ao Poder Legislativo.

Então, é só uma questão de tempo!

www.expressaorondonia.com.br

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- anuncio-

Últimas Notícias