23.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, agosto 5, 2021

Ambulatório municipal e Fimca realizam ação de combate e prevenção à hanseníase

Iniciativa informa população sobre riscos, tratamento e prevenção da doença

Neste fim de semana foi realizada uma ação envolvendo servidores do ambulatório municipal e alunos de enfermagem da universidade Fimca, para levar informação à população sobre a hanseníase na praça Nossa Senhora Aparecida e também na feira municipal do Centro, alcançando individualmente mais de 70 pessoas.

O trabalho deu o resultado imediato de dois agendamentos para consulta após os profissionais identificarem casos suspeitos e também serviu de orientação a todos.

A enfermeira e professora Josiane Mesquita informou que “na ação foram feitas orientações sobre a doença, dando aos moradores dados sobre como identificar manchas que podem indicar a infecção bacteriana. Também distribuímos panfletos e tiramos dúvidas. É um trabalho importante de conscientização geral que pode salvar vidas”, explica.

Já Georgya Gambarra, responsável pela vigilância em saúde do município, destaca que o diagnóstico precoce colabora no tratamento adequado. “É muito importante identificar essa doença logo em seu início, sendo que o diagnóstico precoce evita sequelas irreversíveis quando a hanseníase está em estado mais avançado. Por isso, estendemos a ação também à feira do Centro”, garante.

A HANSENÍASE – É uma doença dermatoneurológica, que inicialmente causa manchas na pele, mas pode evoluir para ataques aos nervos. Quando atinge esse estágio, causa deformidades nos locais atingidos, sendo principalmente mãos, pés e septo nasal.

A ação aconteceu em alusão ao dia 7 de julho, instituído em Rondônia como Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase. A data foi escolhida em referência ao nascimento da enfermeira Wally Hirschmman, profissional que se dedicou ao controle da hanseníase em Rondônia e devido ao reconhecimento de suas ações, recebeu a homenagem em 2013.

Semcom

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- anuncio-

Últimas Notícias