Após reforma, UPA da Zona Leste será reaberta nesse sábado, 4, diz Semusa

UpaA reforma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste de Porto Velho que deveria ter sido concluída no último dia 29 será finalizada até esta sexta-feira (3) e o local voltará a atender a comunidade a partir do próximo sábado (4). A garantia é do secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio.

Segundo Sávio, a unidade apresentava problemas estruturais desde a inauguração, em 2012, e que nunca havia sido reformada. Agora foram reparadas a parte elétrica, hidráulica, iluminação, pintura, mobílias, equipamentos, portas foram colocadas e salas modificadas.

Ainda de acordo com o secretário, a UPA da Zona Leste foi construída como uma unidade de Porte III, no entanto, ao ser regularizada pelo Ministério da Saúde, ficou registrada como de Porte II. A diferença entre as duas classificações consiste basicamente em estrutura e, com isso, 60% dos custos são repostos pelo Ministério da Saúde e 40% pela prefeitura.

Upa1Conforme determinações do Ministério da Saúde, a UPA de porte III deve ter de 13 a 20 leitos de observação, capacidade para atender até 450 pacientes por dia e ficar em uma área que tenha uma população de cerca de 200 mil a 300 mil habitantes. Já a unidade de Porte II deve ter de 9 a 12 leitos de observação, capacidade para receber até 300 pacientes diariamente e deve atuar em uma área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

A UPA Zona Leste fica localizada na esquina das avenidas Mamoré com Rio de Janeiro. Domingos Sávio informou que até o mês de dezembro outras unidades de saúde da capital  passarão por reformas, entre elas, a UPA da Zona Sul.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA