A reforma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste de Porto Velho que deveria ter sido concluída no último dia 29 será finalizada até esta sexta-feira (3) e o local voltará a atender a comunidade a partir do próximo sábado (4). A garantia é do secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio.
Segundo Sávio, a unidade apresentava problemas estruturais desde a inauguração, em 2012, e que nunca havia sido reformada. Agora foram reparadas a parte elétrica, hidráulica, iluminação, pintura, mobílias, equipamentos, portas foram colocadas e salas modificadas.
Ainda de acordo com o secretário, a UPA da Zona Leste foi construída como uma unidade de Porte III, no entanto, ao ser regularizada pelo Ministério da Saúde, ficou registrada como de Porte II. A diferença entre as duas classificações consiste basicamente em estrutura e, com isso, 60% dos custos são repostos pelo Ministério da Saúde e 40% pela prefeitura.
Conforme determinações do Ministério da Saúde, a UPA de porte III deve ter de 13 a 20 leitos de observação, capacidade para atender até 450 pacientes por dia e ficar em uma área que tenha uma população de cerca de 200 mil a 300 mil habitantes. Já a unidade de Porte II deve ter de 9 a 12 leitos de observação, capacidade para receber até 300 pacientes diariamente e deve atuar em uma área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.
A UPA Zona Leste fica localizada na esquina das avenidas Mamoré com Rio de Janeiro. Domingos Sávio informou que até o mês de dezembro outras unidades de saúde da capital passarão por reformas, entre elas, a UPA da Zona Sul.
Fonte: G1