Bares instalam bafômetros para incentivar respeito à Lei Seca em RO

bafometrosComo forma de conscientizar a máxima que álcool e direção não combinam, bares de Porto Velho instalaram bafômetros para o uso de clientes. Antes de deixar os estabelecimentos, os consumidores podem se submeter ao teste e saber se podem dirigir sem descumprir a Lei Seca. A tolerância da Lei Seca aos motoristas flagrados embriagados no teste é de 0,05 de álcool por litro de ar expelido.

De acordo com Tiago Sena, proprietário de um bar de pop-rock na avenida Pinheiro Machado, Zona Central da capital, o aparelho foi posto ao lado do caixa do bar propositalmente, como forma de conscientização. Ele conta que o uso do bafômetro é constante e o bar tem a prática de tirar foto com autorização de clientes que fazem o teste.

“Ficamos felizes pelos clientes que fazem o teste e se convencem que não estão aptos a dirigir. Apesar de ser um bar, nosso objetivo não é apenas vender bebibas alcoolicas, mas entreteter”, diz Tiago, destacando que alguns clientes têm a falsa impressão que esperar o efeito da bebida passar pode diminuir a quantidade de álcool no sangue ou no ar do bafômetro, o que não é correto.

Outro bar, também localizado na Pinheiro Machado, apostou na ideia, apesar de ter sido uma cliente que sugeriu a ação. Segundo o gerente-geral do local, Dario Francisco dos Santos Silva, o estabelecimento tem a premissa de adotar campanhas contra dirigir alcoolizado ou fumar em ambientes fechados.

“O bafômetro é bastante usado e tem a mesma eficácia do aprelho que a polícia usa. Assim como não permitimos fumarem dentro do bar. Acredito na tolerância zero antes mesmo da lei ficar mais rígida”, pontua. Dario trabalha há 35 anos no ramo e agradece por não ter amigos ou clientes que tenham perdido a vida no trânsito por conta do álcool.

Lei Seca

A infração para quem for flagrado dirigindo sob efeito de bebidas alcoolicas é considerada gravíssima e acarreta em multa de R$ 1.915,40. O motorista que desrespeita a Lei Seca também pode ser penalizado com a proibição de dirigir por um ano.

Condutores que passarem pelo procedimento de exame de sangue não devem ter qualquer quantidade de álcool por litro de sangue. Para os testes do bafômetro, a tolerância é de 0,05 de álcool por litro de ar. Antes da resolução, o limite era de 0,10.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA