Câmara de Vilhena, RO, aprova aumento no número de vereadores

camaraA Câmara Municipal de Vilhena (RO), região do Cone Sul, aprovou na manhã desta terça-feira (22) a proposta que aumenta de 10 para 13 o número de vereadores. Sete parlamentares votaram a favor e três contra, em segundo turno de discussões, durante sessão extraordinária. A decisão começa a valer a partir da próxima legislatura.

A vereadora Marta Moreira (PSC) votou a favor da proposta e alega que a Casa pode comportar até 17 vereadores, sem aumentar o repasse do município, que é de 7% mensal sobre a arrecadação. Além disso, salienta que a população terá maior número de representantes. “Alguns anos atrás, a Câmara de Vereadores já era em 13. A população aumentou e passa de 90 mil. O aumento traz a possibilidade de a casa ter mais grupos da sociedade representados”, conclui.

A vereadora Valdete de Sousa Savaris (PPS) votou contra o aumento. Ela diz que quando a proposta foi colocada em votação, em primeiro turno, conversou com representantes da população e concluiu que a maioria não concordava com a medida. “Se há sobra para colocar 13 vereadores, então que diminua o repasse da prefeitura, de 7% para 5%. Vai sobrar lá e dará para investir em educação e saúde”, enfatiza.

Segundo a Câmara, a emenda à Lei Orgânica começa a valer para as próximas eleições.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA