Campanha de Combate à Tuberculose é lançada em Rondônia

testeA campanha em combate a Tuberculose foi lançada na manhã desta terça-feira (17) em todo o estado de Rondônia. De acordo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) a campanha tem como tema ‘Tuberculose – Testar,Tratar,Vencer’ e segue até o fim de novembro.

De acordo com a gerente técnica do setor de Vigilância Epidemiológica, Carmelita Ribeiro o objetivo da campanha é informar que a Tuberculose tem cura e o tratamento pode ser realizado sem custo algum. “É sempre importante divulgar que o teste para constatar a doença e o tratamento são realizados na rede estadual de saúde. Os remédios também são disponibilizados”, explicou a gerente.

Segundo Carmelita em todo o Estado de Rondônia 119 pessoas abandonaram o tratamento antes da hora o que não é aconselhável. “Eles começam a se sentir bem e já deixam de tomar o remédio dificultando assim a cura total da doença, portanto nossa campanha enfatizar que é bom terminar o ciclo de tratamento”.

A Agevisa constatou que no ano de 2014 foram diagnosticados 735 casos. Curados foram 431 casos e 10 pessoas foram a óbito por conta da doença. Na cidade de Porto Velho foram diagnosticados 415 sendo que três morreram por conta da Tuberculose. A segunda cidade com mais casos registrados e a de Ariquemes com 39 diagnósticos.

Em cada cidade do estado estarão sendo distribuídos cartazes com informações dos sintomas, tratamento e cura da doença em todas as unidades de pronto-atendimento. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de procurar os postos de saúde assim que apresentar os primeiros sintomas.  O teste rápido para diagnosticar a doença é realizado em todo a rede estadual de saúde.

Os principais sintomas da doença são: febre, tosse por mais de 4 semanas cansaço fácil, falta de apetite e emagrecimento. O tratamento dura em média 6 meses.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA