Cirone participa de audiência pública para discutir saúde de Rolim de Moura e Zona da Mata

O deputado Cirone Deiró (Podemos) participou de audiência pública em Rolim de Moura, na última sexta-feira (22). O evento foi realizado na Câmara de vereadores e debateu melhorias para a saúde pública do município e região da Zona da Mata. Presentes ao evento representantes dos municípios da Zona da Mata, além dos deputados estaduais, Jean Oliveira (MDB), Adailton Fúria (PSD) e Jhony Paixão (PRB) e dos parlamentares, Jaqueline Cassol (PP) e Leo Moraes (Podemos).

Os representantes dos municípios da Zona da Mata foram unanimes em apoiar a proposta defendida pelos vereadores de Rolim de Moura e pelo prefeito Luizão do Trento que pedem a regionalização da saúde e a transferência dos serviços para a responsabilidade do estado. De acordo com o prefeito, a medida vai garantir uma maior presença do Governo do estado, por meio da secretaria de saúde com vistas a minimizar os problemas que o município enfrenta.

Cirone lembrou que os repasses do Governo para a saúde municipal tem marcado a presença da secretaria de saúde no atendimento que o município oferece a população. O parlamentar defendeu que essa participação poderá ser ampliada com uma parceria do município e a secretaria de saúde do estado para capacitação da equipe gestora da saúde do município.

O parlamentar destacou ainda que a saúde tem uma política própria de execução e prestação de contas dos serviços. Segundo ele, essa política facilita a destinação de recursos com base no atendimento dos municípios, e que estes atendimentos precisam ser lançados no sistema regularmente como forma de aumentar os recursos que o município tem direito. “Vamos trabalhar neste sentido para que os técnicos da Sesau possam estar capacitando os profissionais dos municípios que demonstrarem interesse”, concluiu.

Fonte: ALE-RO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA