Colheita do café robusta avança em Rondônia e no Espírito Santo

cafeA colheita de café robusta (conilon) da safra 2015/2016 avança, mas está em ritmo menor que no período anterior no Espírito Santo, principal produtor da variedade no Brasil. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Com base em informações de agentes de mercado, os pesquisadores informaram que o trabalho de campo já atingiu 30% dos cafezais capixabas até o final da semana passada. Na mesma época em 2014, a colheita havia chegado a 40% da área.

“A maturação dos grãos de robusta está bem avançada na maioria das lavouras do Espírito Santo. Com isso, caso o clima siga favorável, a colheita no estado pode ser finalizada em julho”, diz o Cepea, em nota.

Em Rondônia, a colheita começou antes que no Espírito Santo, mas o excesso de chuvas limita as atividades, informa a instituição. Até o momento, 50% da safra foi colhida. Em relação à qualidade, o clima úmido e a menor luminosidade prejudicaram a maturação do grão rondoniense.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de café robusta neste ano deve atingir 11 milhões de sacas de 60 quilos, queda de 16,59% em relação a 2014, quando o volume chegou a 13,18 milhões de sacas. Só no Espírito Santo, a safra deve cair 24,11% de 9,93 milhões para 7,53 milhões de sacas.

Fonte: Ariquemes Online

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA