Entrada à cidade de Cacoal Foto: Divulgação
Um novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal, nesta quarta-feira (15/06), mostra um total de 70 novos casos testados positivos para covid-19 no município de Cacoal, número um pouco inferior ao registrado na terça-feira, mas igualmente preocupante.
Com esses novos números, sobe para 323 o número de casos ativos (pessoas infectadas), mas destas 320 pessoas estão em tratamento domiciliar, sem maiores problemas. O que preocupa são os três pacientes internados, um deles em enfermaria e dois em UTI.

O número de mortes registradas permanece em 345, com a última morte registrada na última semana de maio, mas só lançada no dia 10 de junho em razão de a Semusa ter aguardado a conclusão de exames laboratoriais, que demoraram um pouco a chegar.Até a presente data, 26.362 cacoalenses foram contaminados por essa doença desde o primeiro caso registrado no município, ocorrido no dia 30 de abril de 2020. Destas, 25.614 estão totalmente curadas.

USO DE MÁSCARAS

Diante do grande número de casos que vem ocorrendo nos últimos dias em Cacoal, as autoridades sanitárias voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, embora, por enquanto, não haja obrigatoriedade.

De todo modo, conforme a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, fica a critério da população decidir se acata ou não essa importante medida que ajuda a evitar o alastramento da doença.

A tendência é o aumento de casos nos próximos dias não apenas em Cacoal, mas em todo o país, nessa que já é a quarta onda da doença. A Semusa alerta também para a necessidade de a população tomar as doses de reforço da vacina contra covid-19, pois isso ajuda a diminuir bastante os riscos de morte de uma pessoa que vier a ser contaminada.

As autoridades pedem também à população que não compartilhem postagens que veem nessas informações técnicas alguma espécie de conspiração, o que não é verdade. Os boletins são elaborados após testes com um elevado grau de eficácia.