Covid-19: vacinou? Acompanhe possíveis sintomas que podem surgir e relate à SEMUS

(Foto: SEMCOM)

O município de Vilhena começou a etapa de imunização para idosos durante a manhã desta quinta-feira (11 de fevereiro). Por causa dos sintomas comuns após a aplicação de uma vacina, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) divulgou um vídeo com orientações e dicas sobre como agir em relação ao período.

Entre os sintomas mais comuns apresentados após a vacinação podem estar: febre de até 48 horas, dores de cabeça, diarreia, dor no estômago e dor local. É importante lembrar que essas reações podem acontecer depois da aplicação de qualquer vacina.

Para ter um controle sobre essas reações apresentadas, o  município de Vilhena está fazendo a coleta desses dados. Caso qualquer paciente tenha um dos sintomas citados (ou outros), depois de ser imunizado, envie uma espécie de relatório para o telefone WhatsApp (69) 3322-4170.

No roteiro, indique o horário e dia em que recebeu a vacina, quanto tempo havia se passado até apresentar o primeiro sintoma e quais foram as reações. Junto ao relatório, envie também uma fotografia do Cartão SUS do paciente. Esses relatórios ajudarão as equipes de Saúde a identificarem as reações mais comuns entre os vacinados, etc.

Como são sintomas já habituais da vacinação, em caso de dores de cabeça ou febre o indicado pela SEMUS para alívio destes sintomas são remédios normais (dipirona, analgésicos, etc.). Para alívio da dor local, faça uma compressa com água gelada.

Qualquer dúvida ou caso de persistência dos sintomas, entre em contato com a Atenção Básica no Setor de Imunização.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA