Deputada de Rondônia é condecorada com a Ordem Mérito Aeronáutico

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) foi homenageada com a medalha Ordem Mérito Aeronáutico no grau “Grande Oficial”. A condecoração, a mais alta honraria da Aeronáutica concedida a cidadãos brasileiros, foi entregue nesta sexta-feira (23) em Brasília em cerimônia de comemoração ao Dia do Aviador e a Força Aérea Brasileira (FAB). O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Jaqueline Cassol foi a única parlamentar escolhida pela FAB para receber a honraria. Além da deputada, somente mais duas mulheres civis – as embaixadoras brasileiras Claudia Fonseca Buzzi e Mitzi Gurgel Valente da Costa – receberam a honraria no mesmo grau.

“Estou muito honrada por receber a Ordem do Mérito Aeronáutico, uma condecoração tão importante da FAB, ao lado de pessoas ilustres como as embaixadoras Claudia e Mitzi. É uma grande valorização e reconhecimento do nosso trabalho em favor do Brasil”, disse.

HOMENAGEM – A Ordem do Mérito Aeronáutico foi criada em novembro de 1943 e regulamentada em maio de 2000. É concedida, em quatro categorias – grande-oficial, comendador, oficial e cavaleiro- como reconhecimento a cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram nas suas áreas de atuação; aos militares da FAB que se distinguiram no exercício de sua profissão; e aos militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que prestaram serviços relevantes a aeronáutica.

De acordo com o comando da Aeronáutica, Jaqueline Cassol foi escolhida pela atuação como vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados que discute assuntos referentes ao sistema nacional de transportes, em todas as suas modalidades, sendo de passageiros ou de cargas. A deputada também foi relatora na Comissão Mista do Orçamento do PLN 34/2019 que destinou recursos para ampliação das unidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

CERIMÔNIA  A Cerimônia aconteceu na base aérea de Brasília e foi presidida pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva e pelo chanceler da ordem Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar, Antônio Carlos Moretti Bermudez.

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro, marcam o primeiro voo do 14 Bis realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. Durante o evento, realizado na Base Aérea de Brasília, a FAB apresentou oficialmente a primeira unidade do caça F-39 Gripen, aeronave produzida pela empresa sueca Saab e que terá a tecnologia transferida para o Brasil.

“Um caça que se destaca pela tecnologia embargada no que se refere a suíte de guerra. O futuro chegou”, disse o comandante da aeronáutica na apresentação do caça.

A FAB também condecorou os senadores Roberto Coelho Rocha, Rodrigo Otavio Soares Pacheco, Vanderlan Vieira Cardoso, Jorginho dos Santos Mello, Márcio Miguel Bittar, Carlos Eduardo Torres Gomes e os deputados federais Luiz Eduardo Carneiro da Silva de Souza Lima, Roberto Sebastião Peternelli Júnior e Hermes Parcianello

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA