Detran irá promover série de ações

DetranEm reunião na última quarta-feira (9), no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), foram definidas todas as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Rondônia, que vai de 16 a 25 deste mês, com o tema: ‘Seja você a mudança no trânsito’. De acordo com o pesquisador Carlos Henrique Barros, estudante de medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que a cada ano, na América Latina, 50 mil pessoas ficam incapacitadas após acidente de trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito iniciará na manhã da próxima quarta-feira (16), no Rondon Palace, com o lançamento do termo de cooperação técnica e apresentação dos mascotes e audiovisual das ações de educação de trânsito. Em seguida, Roberta Torres, escritora, coordenadora e professora da faculdade de trânsito do Instituto Brasileiro de Estudos (Ibest), vai proferir a palestra “Panorama da gestão, segurança e educação, como meios para a prevenção da violência no trânsito”.

À tarde e à noite, haverá duas palestras do orador Luiz Sucupira, do blog ‘Sobre Duas Rodas’, sob os temas: “Ande numa boa. Pilote com segurança” e “Técnicas de pilotagem e equipamentos de segurança. Tudo o que um motociclista precisa saber”.

Palestras nas escolas públicas

Detran1Até o dia 25, serão proferidas diversas palestras em escolas das redes pública e privada, universidades, órgãos públicos e empresas alertando para o perigo no trânsito e os cuidados para evitar acidentes. Também serão realizadas passeatas e blitzes educativas nos principais locais de acidentes, conclamando a população a aderir ao chamamento da campanha nacional: ‘Seja você a mudança no trânsito’.

As mesmas atividades já estão acontecendo, e seguirão durante a Semana Nacional do Trânsito, no interior do Estado, a exemplo das passeatas e palestras realizadas em São Francisco do Guaporé, inclusive com apresentações teatrais representando acidentados e as sequelas que ficam para toda a vida. Faixas e panfletos também instruem a população, em especial os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

“Um dos destaques acontecerá no domingo (20), no Espaço Alternativo, em Porto Velho, das 8h às 18h, com sorteio de bicicletas para crianças e adultos; e uma simulação de resgate de acidentado, com o uso de ambulâncias e helicóptero mostrando a complexidade da operação”, explicou o major De Lima, comandante da Companhia Independente de Trânsito (Ciatran) da Capital.

Carreata fechará programação dia 25

Outro evento importante é o projeto Motorista da Vez, que acontecerá na ‘Calçada da Fama, na avenida Pinheiro Machado com a José de Alencar), no dia 23, entre 21h e 23h, conscientizando os frequentadores dos bares e boates da região sobre a condução de veículos por pessoas alcoolizadas. Os condutores que passarem no teste do ‘bafômetro’ receberão camisetas e outros brindes.

Para o dia 25, data de encerramento da campanha nacional, será realizada em Porto Velho, a partir das 16h, uma carreata por diversas ruas, com concentração na praça da Estada de Ferro Madeira-Mamoré. “Será um mega evento, tendo à frente cadeirantes, seguidos de pessoas caminhando a pé, todos vestindo branco. Depois vêm ciclistas, motociclistas e, por último, carros e demais veículos de quatro rodas. Queremos ressaltar a importância da vida e também fazer ver que o ser humano vem antes que os meios de transporte. Governo e empresas estão unidos e trabalhando para um trânsito em paz”, disse Gildete Miranda, diretora-técnica de Educação de Trânsito do Detran-RO e coordenadora da Semana Nacional do Trânsito em Rondônia.

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA