Em RO, curso capacita médicos para atendimento de problemas cardíacos

MedicosCerca de 50 médicos de várias cidades de Rondônia participaram de um curso para melhorar o atendimento de pacientes com acidentes cardiovasculares nas emergências. As aulas foram ministradas no sábado (18) e domingo (19) em Ji-Paraná (RO), localizada a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Profissionais aprenderam novas técnicas que devem melhorar o atendimento nas emergências dos hospitais.

De acordo com o médico cardiologista Fabrício Furtado, que ministrava o curso, a capacitação vem dos Estados Unidos e trás novidades principalmente sobre o atendimento ao paciente que teve uma parada cardíaca. “As diretrizes mudam constantemente.

Muitas vezes os médicos ficam muito tempo sem se atualizar e acabam utilizando os métodos que ele aprendeu há 15 anos na faculdade e nem sempre isto continua sendo o melhor”, explica.

Segundo Furtado, a intenção é fazer com que os médicos realizem um atendimento com a mesma qualidade em todo país. “Exatamente o curso que é feito em São Paulo é feito aqui. Com o mesmo material e instrutores. Todos para que Ji-Paraná consiga atender igual atende em qualquer outro lugar”, comenta.

O curso teve cinco turmas com duração de cerca de seis horas. O médico cardiologista, João Durval acredita que mesmo com anos de experiência a atualização tem que fazer parte da rotina dos profissionais da saúde. “O aprimoramento faz com que a gente evite muitas mortes que podem acontecer por ataque ou arritmia cardíaca. É fundamental a gente ter essas noções”, afirma.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA