Escola implanta projeto para aumentar nota do Ideb, em Cacoal, RO

EscolaPara ajudar alunos do 3º ao 9º ano, a Escola Estadual Honorina Lucas de Brito, em Cacoal (RO), município distante 480 quilômetros de Porto Velho, implantou há um ano o projeto de nivelamento que oferece aulas extras nos sábados aos alunos. O objetivo da ação é aumentar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição.

Segundo a coordenadora do projeto, Almerinda de Almeira Barbosa, o conteúdo é aplicado por estagiários de faculdades particulares do município. “Em 2013 o Ideb do 6º ao 9º ano foi de 3.8, nosso objetivo é que este ano alcance 4.5. Com a aplicação desse projeto, conseguimos não só melhorar o desempenho dos alunos, mas também a autoestima, pois eles conseguem acompanhar os demais alunos em sala de aula”, explica.

Matemática e português são as disciplinas trabalhadas pelos estagiários, que dedicam atendimento individual a cada aluno e ainda utilizam formas lúdicas para prender a atenção dos estudantes. Segundo a coordenação do projeto, as maiores dificuldades dos estudantes estão na leitura, escrita, tabuada e contas básicas.

Participante

A aluna Erica Cristina da Silva, de 12 anos, está cursando o 6º ano com dificuldades na disciplina de matemática. “Eu gosto das aulas, pois ao mesmo tempo que parece que estamos brincando, estamos aprendendo a disciplina. Eu já estou conseguindo acompanhar meus colegas na solução das atividades que o professor passa em sala de aula”, destacou estudante que já foi reprovada de série.

O projeto é realizado todos os sábados, com carga horária de quatro horas por encontro. De acordo com a coordenadora do projeto, o índice de reprovação da escola em 2014 foi de 7%. A expectativa é que esse número caia para 5% neste ano.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA