Escola realiza atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, em Vilhena, RO

escola_vilhenaAlunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Ronaldo Aragão, em Vilhena (RO), cidade distante 700 quilômetros de Porto Velho, participaram, nesta terça-feira (7), de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Apresentações de várias modalidades esportivas e de dança fazem parte da programação que segue até sexta-feira (10).

Para comemorar a data e incentivar o cuidado com a saúde, os funcionários da escola convidaram, para as atividades desta terça, pessoas ligadas ao movimento corporal, seja em atividades esportivas ou culturais, para movimentar e informar as crianças. Pela manhã, ocorreram apresentações de balé, karatê e ginástica rítmica. Já no período da tarde aconteceram mais exposições de karatê, zumba e conversa sobre a saúde mental.

“É importante passarmos esse alerta para as crianças, de que a saúde não é só a visita ao médico, mas também o acompanhamento diário da nossa alimentação, a prática adequada de exercícios físicos, o cultivo de pensamentos positivos, entre outras atitudes que beneficiem nosso corpo e alma”, destaca a diretora da instituição Marizete Cardoso, que no período da manhã apresentou a importância dos cuidados com a saúde mental.

Um dos palestrantes, o atleta de karatê Flávio Gomes da Silva, acredita que o bom exemplo deve vir de casa, com os pais incentivando seus filhos a praticarem exercícios físicos. “O que a gente percebe é que cada vez mais cedo as crianças estão ficando sedentárias, e isso percorre toda a adolescência, resultando num adulto, na maioria das vezes, obeso e frustrado. É possível mudar essa realidade, com toda a família cuidando da saúde”, esclarece o futuro professor de educação física.

Segundo a pedagoga Célia Regina Ildefoncio, as brincadeiras que são repassadas dentro do ambiente escolar devem continuar em casa para reforçar a mente e o corpo das crianças. “Infelizmente muitos pais não estimulam os alunos nesse sentido”, complementa.

Não é o caso do aluno do 5º ano Rafael Maia, de 11 anos que pratica karatê há mais de um ano na escola. Ele conta que ficou muito mais ágil depois que começou a praticar o esporte. “Faço alongamento, corro mais, aprendo mais”, resume o pré-adolescente. As atividades se estendem até sexta-feira (10), com apresentação de ginástica laboral e palestra com nutricionista.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA