Esgoto transborda dentro de UPA e Cremero fiscaliza unidade, em RO

upaApós denúncias sobre o mau cheiro causado pelo transbordamento de uma fossa, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) realizou uma inspeção na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Porto Velho, nesta quinta-feira (21). O vazamento teve início na noite anterior, por volta das 20h, e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), logo foi consertado.

De acordo com o médico e conselheiro fiscal Sérgio Cardoso, a denúncia recebida dizia que havia ocorrido o transbordamento da fossa e que sangue, reagentes de laboratório, fezes, urina e secreções voltaram pela encanação, atingindo dois consultórios e salas de observação pediátrica e adulta.

“Somente na sala de observação pediátrica existia um líquido no ralo, mas não estava transbordando. Inspecionamos toda a unidade e encontramos pequenos problemas que estão no relatório”, explicou Sérgio, informando que os locais citados na denúncia já estavam limpos.quando a inspeção foi realizada.

Domingos Sávio, secretário municipal de Saúde, alegou que o transbordamento foi um problema pontual e que as UPAs têm deficiências estruturais, conforme ele, desde a gestão do antigo prefeito, Roberto Sobrinho.

O relatório feito pelo Cremero será entregue ainda esta semana ao Ministério Público de Rondônia, à Semusa e para a direção da unidade. Não foi realizada nenhuma recomendação, já que, no momento da fiscalização, a diretora da unidade não estava no local. O Cremero retornará ao local em uma data ainda não definida, para fazer uma nova inspeção.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA