Estação de transbordo provisória será em antigo lixão de Vilhena, RO

lixaoA nova estação de transbordo provisória de Vilhena (RO), município a cerca de 700 quilômetros de Porto Velho, está sendo construída no mesmo local onde funcionava o lixão municipal. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), para a construção da nova unidade foi necessário realizar algumas adequações.

O diretor do Saae, Josafá Bezerra, explica que foi preciso a inserção de uma lona no solo, a fim de capturar todo chorume dos resíduos que será jogados futuramente na estação. “Creio que a partir de quarta-feira (20) já poderemos estar jogando o lixo no neste local”, afirma.

A nova estação de transbordo precisou ser construída após o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) recomendar, no dia 5 de maio, a interdição da antiga unidade, localizada no perímetro urbano da cidade. Na época a promotoria encontrou o lixo sendo despejado diretamente no solo.

Segundo o Saae, para o início da construção a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) emitiu o laudo para a nova estação de transbordo provisória. A unidade temporária está sendo erguida dentro do antigo lixão municipal, desativado em agosto de 2014.

Na nova estação de transbordo, além da lona colocada para a captação do chorume, os técnicos do Saae construíram duas fossas que vão armazenar o líquido dos resíduos sólidos.

O Saae informou que a estação de transbordo definitiva só deve ser entregue somente daqui há 90 dias.

Fonte: G1

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA